Mātā Amritanandamayī Devi, mais conhecida como Amma (que significa mãe), nasceu o 27 de setembro de 1953 na pequena vila de Parayakadavu (agora parcialmente conhecida como Amritapuri), próxima a Kollam, Kerala (ao sul da Índia). É muito respeitada como uma humanitarista e reverenciada por muitos como uma Mahatma (Grande Alma) e uma santa viva.
Ao nascer, recebeu o nome de Sudhamani e já durante a sua infância era muitas vezes vista em um estado de profunda meditação.
Grande devota de Deus, aos cinco anos já compunha pequenos cantos devocionais. Quando completou nove anos, sua mãe adoeceu e ela teve que cuidar da casa e dos irmãos mais novos. Deixou a escola, apesar de ser muito aplicada. Oferecia ao Senhor cada instante de sua longa jornada de trabalho. Contudo, os membros da sua família não entendiam tanta mística e por isso a castigavam. Ao terminar sua lida doméstica, já a noite, Sudhamani ia meditar, cantar ou rezar. Via muita dor e sofrimento ao seu redor e a resposta que recebia era que “tinham que pagar seu carma”, resposta que não a satisfazia. A crueldade e o egoísmo do mundo só aumentava sua devoção a Deus. Seu objetivo então, ao buscar a Divindade, passou a ser consolar a dor e o sofrimento de todos os seres. Começou então a doar alimentos de sua própria casa aos vizinho s e probres que via, apesar dos castigos que levava em casa por fazer isso.
Aos 22 anos, Amma (nome que emprega desde então) difundiu sua mensagem espiritual, de maneira que inúmeras pessoas a procuraram para receber suas bênçãos. Ela juntou alguns discípulos e, já como guru, criou uma pequena congregação religiosa, que logo depois cresceu, levando-a a fundar um templo nas águas represadas de Kerala, onde é tida como "a Grande Mãe" e adorada por milhões de pessoas. A partir de 1987, começou a ser internacionalmente conhecida depois de suas peregrinações ao exterior
En 1993, Amma foi designada uma das três representantes da fé hinduísta no parlamento das religiões do mundo, em Chicago. Em agosto de 2000, foi convidada pela segunda vez para ir à ONU para participar na Conferência Mundial pela Paz. Já em outubro de 2002, a ONU concedeu-lhe o prêmio à não-violência "Rei Gandhi", e em julho de 2004 discursou no Parlamento das Religiões do Mundo no Fórum de Barcelona.
Amma obteve ainda mais projeção em 2004, ao ser a maior doadora particular à tragédia da tsunami, que afligiu boa parte do sul da Ásia. Sozinha doou 23 milhões de dólares. Doou também um milhão para o Fundo das Vítimas do Furacão Katrina.
Sonho da Amma
"Que todos no mundo possam ser capazes de dormir sem medo, pelo menos por uma noite. Que todo mundo possa ser capaz de comer até se saciar, pelo menos por um dia. Que haja pelo menos um dia em que os hospitais não tenham pessoas internadas por causa da violência. Fazendo serviço altruísta, pelo menos um dia, que todos possam ajudar aos pobres e necessitados. Esta é a oração da Amma - que pelo menos este pequeno sonho seja realizado." – Amma
IAM - Integrated Amrita Meditation Technique®
Green Friends - Amigos Verdes
Amrita Yuva Dharmadhara (AYUDH)
Templos Brahmasthanam
|
ASSISTÊNCIA MÉDICADe 1998 a 2006, o AIMS e todas as instituições de saúde dirigidas pelo M.A. Math atenderam 2.097.099 pessoas. Nesse período, doaram 149 crores e 70 lakhs (mais de 34 milhões de dólares) em tratamentos médicos gratuitos, e 751.098 pacientes receberam tratamento totalmente gratuito.
Ambulatorios Móveis |