
Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei) através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espiritual); podendo eliminar doenças e promover saúde.
Apesar de variados relatos sobre sua eficácia, a reiki é ainda pouco reconhecida pela medicina. Mas é reconhecido como terapia alternativa complementar pela OMS[carece de fontes]. Há diversos estudos que comprovam sua eficácia, sendo que muitos podem ser encontrados no site Pubmed. [carece de fontes][1][2].
A sua prática assemelha-se com as práticas budistas de canalizar a energia universal pela imposição das mãos, redescoberta no Japão no início do século XX pelo Dr. Mikao Usui, e introduzida nos Estados Unidos da América por volta de 1940 pela Sra. Hawayo Takata, uma americana de origem japonesa.
A fonte de tal energia, aliás é motivo de grande polêmica entre os reikianos de variadas ordens do sistema. Os mais modernos, como a Mestre Americana Diane Stein acredita que a energia que flui pelo corpo do praticante e do receptor tem origem direta da Deusa (Deus), podendo ser complementada por energias de guias espirituais.
Como o conhecemos hoje, o Reiki é uma terapia holística natural que preconiza que, através da imposição de mãos do Terapeuta Reiki, irradiam-se as vibrações de harmonia da energia vital do Universo (Rei) para restabelecer o equilíbrio da energia vital (Ki) de quem o recebe, podendo refletir assim nas zonas doentes do corpo de um paciente.
Algumas escolas ensinam que o Reiki entra nos seus praticantes através do sétimo chakra (a Coroa), preenche o sistema energético sutil do praticante, e após ser transubstanciada no chakra Cardíaco, flui através das suas mãos para o corpo de quem recebe.
Outras escolas ensinam que a energia entra através do primeiro chakra (raiz), preenche a aura, torna-se centrada no quarto chakra (coração) e flui através das mãos do praticante.
O Sistema de Reiki tradicional (Dr. Usui) ensina que a energia Reiki é uma energia inteligente, que "sabe o que fazer", ou seja, a energia sente a necessidade do paciente: muda de cor, e até de intensidade e segue para o local necessário. Também afirmam que, por outro lado, o ser humano possui o livre arbítrio, e caso o paciente não esteja aberto ao tratamento (predisposto a enfrentar as causas de suas emoções, vivências, pensamentos, sentimentos, e ações) a energia não fluirá: não terá efeito duradouro no organismo, podendo até mesmo ser bloqueada pelo paciente. Nesse caso, o desequilíbrio energético persistirá, assim como a raiz do problema íntimo.
Segundo a visão holística, as doenças são criadas antes no mundo sutil: se manifestam nas várias camadas da aura a terminar com a última manifestação física que é o corpo humano (denso). O Reiki atua nas camadas sutis da aura: age no mundo invisível, e quando remove o padrão energético do desequilíbrio em todas as camadas a manifestação física é a cura do paciente.
O tratamento é tradicionalmente efetuado ao impor-se as mãos. O Reikiano solicita ao paciente para deitar. Em seguida há a imposição das mãos do reikiano sobre o paciente. O reikiano atua como um canal para a energia Reiki, a energia flui da palma de suas mãos (chakra das mãos) para o corpo sutil e físico do paciente. Normalmente, o Reikiano aplica as posições do reiki que utilizam um esquema semelhante à posição dos meridianos e chakras da Acupuntura.
Alguns praticantes tocam no corpo, outros mantêm as mãos próximas (10 a 20 cm) do local a ser tratado. A energia reiki não possui barreira física: pode transpassar a barreira do tempo ( ser enviada ao passado, ao futuro ou no presente à distância- Técnicas ensinadas aos reikianos de maior graduação- e através de barreiras físicas: pode promover limpezas do ambiente. Ela é usada com muita eficácia nos animais de estimação posto que, as barreiras mentais à cura são menores que na maioria dos seres humanos.
Alguns pacientes relatam sentir várias sensações subjetivas e objetivas: calor, frio, pressão, sonolência, vibrações, etc. Os praticantes de Reiki atribuem estas sensações à energia Reiki chegando ao corpo e à aura de quem a recebe. É normal no início do tratamento o paciente sentir a reação de limpeza que consiste num agravamento do estado negativo do paciente, que cessa logo que o bloqueio seja totalmente retirado. Durante esse período- variável para cada paciente- é comum os sentimentos que estavam guardados como rancor, raiva, sonhos, medo, ou outros serem revividos- até afastamentos de amigos, namorados (as) ou pessoas perniciosas que prejudicavam a vida do paciente. Durante essa chamada desintoxicação energética é comum durante essa fase de alguns dias ou meses, a desistência de pacientes que não estejam preparados para liberar-se completamente dos problemas energéticos. Depois de passada essa fase, o paciente pode experimentar( dentro de suas permissões) livre dos bloqueios e o reiki é sentido como uma energia sublime do puro amor de Deus.
O reiki repara necessidades energéticas: desbloqueia nós dos canais energéticos, traz mais energia onde o fluxo era menor ou redistribui energia presa em algum local para o restante do corpo através do desbloqueio. Alguns pacientes nada sentem, outros relatam sentir muito pouca ou nenhuma alteração, mas é comum para a maioria a sensação de relaxamento ou sono.
O que é considerado como princípios do Reiki, na verdade para os japoneses e antigos praticantes do Reiki é um Kotodama, ou conjunto de preceitos que devem ser repetidos pela manhã e pela noite por possuir uma alma e por isso possuir energias curativas. São eles:
Não se preocupe
Não se aborreça
Honre pais e mestres
Trabalhe honestamente
Seja gentil com todos os seres
Para Usui Sensei, estes ensinamentos deveriam ser tratados como mantras e por isso sempre recitados para que se possa alcançar paz e iluminação.
O Reiki é considerado{Reiki Sem Fronteiras} como terapia alternativa e complementar aos tratamentos convencionais. O Reiki não é controlado pelos pensamentos do reikiano. O reikiano, não deve, segundo o Reiki Tradicional (Dr. Usui) manifestar sua energia pessoal em favor do paciente. A energia pessoal do reikiano (o Ki para os japoneses ou Chi para chineses) não deve envolver o paciente. O Reiki é que deve ser usado por ser Apolar e inteligente. Embora não se acredite que seja possível causar mal com o Reiki, exceto em aplicações em fraturas que causam maior fluxo sanguíneo) é importante que reikiano reserve momentos para proteção energética que protegem seu sistema energético dos pacientes ou ambientes. Por isso, apenas é aconselhável para o reikiano atender ao público caso ele já tenha uma maior graduação no reiki e estágio c om Mestre experiente.
Por Fabio Luiz Buosi
Uma das maiores estratégias malignas é assemelhar as seitas com a igreja cristã genuína para confundir as pessoas. Quantos têm sido seduzidos por “igrejas” aparentemente cristãs, que trazem em seu bojo, em sua essência, ensinos antibíblicos.
É o caso, por exemplo, da Igreja Messiânica, fundada em 1935 e, em 1947, reconhecida e oficializada pelo governo do Japão. Seu fundador, Mokiti Okada, após um longo tempo de estudo e reflexão sobre vários assuntos, com maior destaque aos temas religiosos, alicerçou essa seita nas leis da natureza.
Segundo afirmou Okada, ele teria recebido uma missão especial de Deus: trazer a paz e a salvação à humanidade, estabelecendo assim o céu na terra.
Mokiti Okada, ou Meishu-Sama (“Senhor da luz”), como é chamado pelos adeptos da seita, tinha uma filosofia final: a criação de um paraíso terrestre, onde ele seria o próprio Deus.
Johrei
Esta palavra em japonês significa: “purificação do espírito”. De acordo com a IMM (Igreja Messiânica Mundial), esse rito tem o poder de canalizar a luz divina e proporcionar a cura espiritual que todos necessitam e anseiam. Meishu-Sama seria o canal condutor desta “luz”, libertando o homem da miséria, preparando-o para uma nova era, aperfeiçoando, assim, o espírito humano. Segundo afirmam os adeptos do grupo, é impossível alcançar a felicidade sem o rito do Johrei.
O Johrei é ministrado na parte frontal do receptor e depois nas costas. Qualquer pessoa que tenha experimentado e sentido o seu resultado pode ministrá-lo após receber um curso e o ohikari.
O que é o ohik ari? Uma espécie de amuleto. No passado, era um saquinho pendurado no pescoço. Hoje, é uma medalha banhada em ouro impermeável, e serve como receptor da luz de Deus e de Meishu-Sama.
A emissão do fluxo de energia tem início quando o ministrante estende a mão na direção do receptor, que deve manter punhos e mãos relaxados. Após alguns segundos de ritual, o ministrante e o receptor tendem a entrar em estado de profunda seriedade. Normalmente, esse período de transe dura cerca de quinze minutos. Alguns estudiosos que praticam o Johrei argumentam que ele produz alterações nas ondas cerebrais. O número de estudiosos que se dedicam a esse ritual é insignificante.
Ministrantes e receptores do Johrei têm divulgado curas milagrosas por meio dessa prática. Todavia, é interessante ressaltar que muitas curas também são realizadas em terreiros de umbanda, centros espíritas, cultos hindus e pagãos. .. Por conta disso, muitos charlatões têm recebido o título de curandeiros.
Quem será que realiza todas essas curas?
Confrontação bíblica
A Bíblia é a única regra de fé e prática do verdadeiro cristão. Ela é inerrante. É a revelação inspirada do Deus Trino. É fiel. Assim, a melhor maneira de se desmascarar um grupo heterodoxo teologicamente é confrontando-o com a Palavra de Deus. E é exatamente isso que faremos.

Palestras no Centro de Convenções da seita em São Paulo
Cinco razões são suficientes para provar que a Igreja Messiânica Mundial não é uma igreja cristã. Vejamos:
1) Fonte de autoridade – A fonte de autoridade dessa Igreja não é a Sagrada Escritura, mas, sim, as revelações de Meishu-Sama, que põem a Bíblia numa posição inferior aos seus ensinamentos. Tais revelações ignoram todas as coisas que o Senhor Deus deu ao homem mediante sua revelação especial por meio das Escrituras. Mas vejamos o que dizem as Escrituras. Mateus 22.29: “Errais não conhecendo as Escrituras”. João 5.39: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”. E 2Timóteo 3.16,17: “Toda Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído pa ra toda boa obra”. Assim, concluímos que todo e qualquer ensinamento que foge às Escrituras são invenções humanas.
2) Salvação – A Igreja Messiânica atribui o ato salvívico a seu fundador que, segundo ele mesmo afirma, fora enviado por Deus para salvar a humanidade e trazer o céu à terra, que tornar-se-á num paraíso. Já a Bíblia Sagrada declara que o único e verdadeiro Salvador é o Messias, o Senhor Jesus Cristo: “Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.11); “E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo” (1Jo 4.14); e “E nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos” (At 4.12).
3) Humanismo – No humanismo, o homem é o centro, e não Deus. Tudo gira em torno do homem, que se torna o cen tro do universo. A Bíblia, no entanto, diz que Deus é o centro e o homem, criatura. O homem fora criado com a missão de glorificar a Deus. Em 1Pedro 4.11 está escrito: “Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus, se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o poder para todo o sempre. Amém”. O homem é um instrumento de Deus, e não o seu próprio centro.
4) Cristologia – Embora se denomine messiânica, não existe, porém, nenhuma ligação dessa igreja com o Jesus bíblico. Sabemos que o Senhor Jesus é o único caminho, o único e exclusivo elo de ligação entre Deus e o homem. Para os adeptos desse grupo, o sagrado ponto focal é o ohikari, para nós é a CRUZ. Para eles, o Johrei é o consolador, para nós é o ESPIRITO SANTO de Deus, que consola e confirma em nossos co rações a obra consumada na cruz do Calvário. A Bíblia é bem clara: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo 14.6). O versículo 17 diz: “O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós”.
Todo cristão familiarizado com os ensinamentos bíblicos não pode concordar com a doutrina e os ensinos de Meishu-Sama. Ao contrário, deve ser cuidadoso, pois esse grupo procura facilitar a adesão de adeptos ao proclamar que ninguém precisa abandonar sua religião para se tornar messiânico. “Os membros de outras igrejas não precisarão renunciar às suas religiões para unir-se à nossa igreja...” (Igreja Messiânica Mundial, 1971/72, p. 20). O que se constitui na quinta razão do nosso estudo.
Mas a recomendação bíblica é:
“Não nos enganemos: ningu ém pode servir a dois senhores. Jesus é o Senhor” (1Co 12.3). Jesus é o único Messias e Ele é o fundador da verdadeira igreja. Não se engane: de cristianismo a Igreja Messiânica só possui o nome!
É um dos pseudônimos de Meishu Sama, o criador do processo de purificar o espírito (JOHREI), e construtor do modelo da Nova Civilização. Foi um cientista religioso e especialista em diversas áreas, tais como Arte, Política, Religião, Economia, Sociedade, Medicina Alternativa, Agricultura, etc.
Quais são os pontos básicos ensinados pelo Mestre Jinsai?
O Mestre Jinsai coloca como pontos básicos de Seus Ensinamentos os seguintes itens: Johrei, Agricultura Pura ou Natural e apreciação da Arte e Beleza de alto nível. Ele nos ensinou que são estes os três princípios básicos para que o homem da atual civilização possa tornar-se o homem da Nova Civilização, que será o Mundo de Miroku. Seguindo-os fielmente, qualquer pessoa terá sua vida livre dos três grandes infortúnios, a saber: a doença, a pobreza e o conflito.
O que é o Johrei?
É a canalização da Luz Divina através da palma das mãos. Em sua essência, significa "purificação do espírito" (JOH = purificar, REI = espírito).
O Johrei é formado pela trilogia fogo + água + terra, sendo o elemento fogo o preponderante. A união desses elementos exerce um grande poder purificador das impurezas físicas e espirituais. Ademais, ele aumenta a capacidade natural de recuperação do próprio corpo, sendo importante um constante estudo para saber aonde as toxinas se acumulam no corpo, o que difere de acordo com a doença ou problema.
Para receber o Johrei é necessário tornar-se um membro ou fiel da instituição religiosa?
Nada impede o recebimento da Luz Divina. Qualquer pessoa pode procurar um local onde haja ministração de Johrei e recebê-lo sem qualquer tipo de compromisso. Entretanto, para ministrá-lo, é necessário fazer o Curso Básico e receber o Ohikari, a medalha em cujo interior está caligrafada a palavra Hikari (Luz), de autoria do Mestre Jinsai. É com ele que os fiéis recebem a Luz de Deus e ministram o Johrei.
Entretanto, mesmo com o recebimento do Ohikari, não é necessário que se desligue à fé que se pertencia anteriormente, pois o Johrei é um método de salvação que independe da religião.
Em que se baseia a Agricultura Natural, ou Agricultura Pura?
Tal tipo de agricultura consiste em fazer com que o solo manifeste a sua verdadeira força, sem o uso de nenhum tipo de adubo ou agrotóxico. Assim, todas as coisas na Natureza são criadas com a força da trilogia fogo, água e terra. De modo análogo, a essência do fogo é o oxigênio, a da água é o hidrogênio e a da terra é o nitrogênio. Deus, portanto, fez o mundo de modo que os cereais e hortaliças pudessem ser produzidos na quantidade justa e necessária, e não há razão para que se faltem alimentos. Caso isso ocorra, é única e exclusivamente por alguma falha nas ações e conduta do homem, que se distancia da Verdade da Suprema Natureza.
Por que o Mestre Jinsai coloca a Arte como um dos princípios básicos de Sua filosofia de vida?
Nas palavras do Mestre Jinsai: "Enobrecer os sentimentos do homem e enriquecer-lhe a vida, proporcionando-lhe alegria e sentido, é a missão da arte." (25 de janeiro de 1949). Portanto, a Arte tem como objetivo a elevação do espírito de uma forma celestial, na medida em que nos ligamos espiritualmente ao artista, atingindo níveis mais elevados de consciência. Eis porque é importante que o artista seja de elevado nível espiritual, pois, caso contrário, a Arte traz como conseqüência a degradação da sociedade.
Como posso conhecer melhor os Ensinamentos de Meishu Sama (Mestre Jinsai)?
O portal Jinsai.org divulga, constantemente, alguns dos Ensinamentos do Mestre. Entretanto, para uma melhor compreensão, recomendamos que se comprem os livros existentes nas diversas instituições que seguem Sua filosofia. Tais Ensinamentos deverão ser tratados com o máximo de respeito, jamais colocando-se algo em cima, e lidos constantemente, tanto com a mente quanto com o coração, pois eles também aumentam nossa força espiritual. Além disso, ali estão as explicações para grande parte das dúvidas que temos na vida, razão pela qual eles devem ser assimilados muito bem por todas as pessoas.
Com que sentimento devo receber o Ohikari e ministrar Johrei?
O mais importante é pensar sempre primeiro na salvação dos outros, deixando em segundo plano nossos próprios interesses. Há diferença no poder do Johrei daqueles que só querem obter méritos pessoais e daqueles que têm o desejo ardente de salvar as pessoas.
De qualquer forma, esforçando-nos para a salvação do próximo, estaremos obtendo incontáveis bênçãos divinas e melhorando nosso próprio destino.
A medalha do Ohikari é geralmente de formato circular, e usada por baixo das roupas. O material do seu cordão é livre: pode ser de silicone, corda, metal ou do que o usuário preferir, desde que ao sentar, o Ohikari alcance a altura do plexo solar. Dentro do Ohikari há réplicas de escritos de Meishu-Sama, de onde os seguidores afirmam ser emanada a luz vinda diretamente do Universo[7].
Os cuidados com o Ohikari devem ser redobrados pois, entre os membros, é conhecido que ao cair no chão este deverá ser reconsagrado[8] antes de utilizado novamente. Não se pode ministrar Johrei sem um Ohikari, de acordo com os membros da Igreja Messiânica.